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quinta-feira, 6 de outubro de 2011

LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

Elisete Nickel Chejovich*


Atualmente as exigências educativas da sociedade contemporânea são crescentes e estão relacionadas às diferentes dimensões de vida das pessoas: ao trabalho, à participação social e política, à vida familiar e comunitária, às oportunidades de lazer e desenvolvimento cultural entre outras. Neste sentido, a qualidade de ensino nas escolas é fundamental, sua principal função é atender às novas exigências educativas que a própria vida cotidiana impõe de maneira crescente no meio social.

Um dos instrumentos imprescindíveis para a formação de cidadãos críticos, autônomos e atuantes, nesta sociedade em constante transformação, é a leitura. Está comprovado que o educando adquire a prática e o gosto pela leitura, principalmente nas séries iniciais. Desta forma, o professor das séries iniciais tem uma grande responsabilidade em suas mãos, oferecer ao aluno leituras que possibilitem uma reflexão sobre o contexto social em que vive.

A velocidade das novas linguagens invadiu o cotidiano escolar, atropelando o ritmo harmônico do aprendizado e interesse pela leitura. Nesta perspectiva, o professor deverá ser sempre um interlocutor ativo e atento nas atividades de leitura. A motivação e o desenvolvimento dos mais variados gêneros textuais em sala de aula poderá servir como meio de atração e interesse pela leitura, ou seja, ser uma maneira ideal para ensinar a ler e escrever bem.

Portanto, uma das principais tarefas do professor das séries iniciais é instigar e promover leitores que estejam à procura de respostas às suas próprias indagações, tão necessárias nos novos tempos, em que as mudanças são rápidas e acabam atropelando o próprio saber humano.

*Professora do Colégio Estadual Athayde Pacheco Martins – Ubiretama -RS

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