Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ser professora

Aprendi a ler e escrever com facilidade, nunca tivera maiores problemas com a Língua Portuguesa. No meu Ensino Fundamental tive pouca gramática, as atividades que meus professores desenvolviam em sala de aula eram: texto, interpretação e produção textual.

No Ensino Médio tive um professor que trabalhava somente a gramática, regras e mais regras sem contextualização, o que se tornava um pouco difícil para mim, pois até então não havia visto quase nada sobre morfologia, sintaxe, concordância...

Na universidade enfrentei dificuldades, pois os professores não estavam preocupados com a história de cada um, não respeitavam as individualidades, tínhamos que escrever bem, já que estávamos cursando Letras.

O fato de gostar de ler quando criança e adolescente ajudou-me a compreender muito mais a gramática e a construção da escrita, do que todas aquelas aulas de gramática fora do texto. Hoje compreendo que a gramática só tem sentido dentro do texto. Como meus professores não sabiam disto?

Bem, hoje como professora de Língua Portuguesa e Literatura , procuro desenvolver no meu aluno a capacidade de observação, de criar conceitos a partir de tudo que vê, que ouve e que lê.

Procuro ensinar a língua materna com significados , desde a importância da comunicação até como essa comunicação é complexa em sua construção, fazê-los entender que falar e escrever é uma arte individual e que deve ser aperfeiçoada na escola.

Incentivo muito a leitura, acredito muito no aluno que lê, uma vez que a intertextualidade está presente em todo e qualquer texto, assim quanto mais o aluno lê melhor ele escreve. Quando lemos nos apossamos do ponto de vista dos outros, fazendo-nos seres humanos melhores.

Quanto mais estudo, mais questiono o meu trabalho, muitas vezes fico feliz com o progresso dos meus alunos, mas , às vezes também fico frustrada quando percebo que alguns alunos não avançam na escrita como deveriam.

Enfim, quando penso na aluna que fora, dou-me conta de que o que ficou gravado em minhas lembranças foi o que professores conseguiram trabalhar mexendo com minha emoção. Assim,enquanto professora acredito principalmente no amor, na compreensão, na empatia, na troca, na humildade em reconhecer que precisamos aprender todos os dias.

Professora Elisete Marisa Czapla
Colégio Estadual Athayde Pacheco Martins – Ubiretama - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário