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segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A Importância da Leitura em Sala de Aula


            Ler é mais do que um processo individual, é também uma prática social. O incentivo do professor aos alunos no que se refere à leitura é muito importante para que eles possam ter uma visão diferente do mundo que os cerca. Aqui, vale ressaltar que a formação de um leitor crítico se faz a partir do momento em que o professor mostra aos alunos o verdadeiro sentido e o prazer que a leitura oferece. 

              A leitura acontece quando se organizam os conhecimentos já existentes com as várias situações, que são impostas pela realidade, quando se estabelecem relações entre experiências vividas, procurando resolver os problemas apresentados. O leitor, então, tem impressão de que o mundo está ao seu alcance, que pode compreendê-lo, conviver com ele e até modificá-lo, pois além da inteligência, tem consciência crítica.
            
             Quando existe interação entre professor e alunos, tudo se torna mais claro, mais compreensível, pois, no momento em que as crianças e adolescentes participam do próprio aprendizado, grandes descobertas irão acontecer. Por isso, é importante o diálogo entre docentes e discentes, é através dele que ambos aprenderão mais, relacionar-se-ão com mais facilidade, gerando conhecimentos, não somente daquilo que os cerca, mas, principalmente, do seu próprio existir.
             
                Para isso, é importantíssimo que o professor conheça a maneira como a criança aprende para que o mesmo possa ter condições de propor atividades desafiadoras que provoquem nos alunos reestruturações de conhecimentos prévios, despertando-lhes o interesse pela leitura do mundo, partindo, assim para a leitura da palavra. Sua tarefa deve ser a de assisti-las e estimulá-las com sugestões para o prosseguimento de suas investigações. 

                Isso ocorre quando o docente usa de textos diversificados em suas aulas que vão ao encontro daquilo que interessa à criança, pois a maior preocupação gira em torno dela, em descobrir o que tem por trás das mais variadas leituras, mas se o professor não tiver preocupação em resgatar a leitura e estimulá-la enquanto processo de interação, a crise de leitura tenderá a se agravar cada vez mais... 

                 Assim, percebe-se que cabe ao professor, buscar caminhos, ou, formas diferentes para melhorar a prática de ensino, para tanto, o mesmo deve estar disposto e pronto para encarar esse desafio que requererá de estudo, atenção, interação com outros professores, com a comunidade escolar, para que juntos possam organizar estratégias, mudando até a metodologia se for preciso, com o desenvolvimento de projetos, colocando em prática as atividades que possam aflorar no aluno o desejo de fazer leitura, tanto em sala de aula como fora dela. 

                Portanto, a escola, lugar de trabalho e aprendizagem, desenvolve responsabilidades sociais, tendo como compromisso, formar alunos leitores, críticos, que saibam como enfrentar esta sociedade com liberdade e responsabilidade, para assim tornarem-se parte da mesma de modo efetivo.



Elaine Maria Jablonski Erstling - Professora do Ensino Médio e Fundamental do Colégio Estadual Athayde Pacheco Martins de Ubiretama

Um comentário:

  1. Parabéns! Excelente blog! Permita-me divulgar um bom curso on-line para quem deseja aumentar a velocidade da leitura e aprendizagem, veja: http://hotmart.net.br/show.html?a=M2086229N

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