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sábado, 12 de outubro de 2013

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO POR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS


               O trabalho com os gêneros textuais já fazem parte da rotina da sala de aula desde a alfabetização, tamanha a sua importância no desenvolvimento da produção escrita e da própria oralidade da criança. Com o planejamento das seqüências didáticas é possível envolver os diferentes gêneros integrando as diferentes áreas de conhecimento, de forma interdisciplinar.

               As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação. Consiste num procedimento de ensino, em que um conteúdo específico é focalizado em passos ou etapas, tornando mais eficiente o processo de aprendizagem.

                Segundo os autores Schneuwly, Dolz e colaboradores (2004), a sequência didática tem a finalidade de ajudar o aluno a dominar melhor o gênero de texto levando-o a escrever ou falar de forma mais adequada numa situação de comunicação. Segundo eles, a sequência didática obedece a um esquema com os seguintes componentes: - a apresentação da situação que visa expor aos alunos, de forma detalhada, a tarefa de expressão oral e escrita que será realizada e prepará-los para uma produção inicial. - a primeira produção, oral ou escrita, permite ao professor avaliar os conhecimentos dos alunos em relação ao gênero proposto e que capacidades precisam ser desenvolvidas. - os módulos se constituem nas atividades e exercícios, em que fazendo uso dos instrumentos necessários os alunos vão aprimorando o seu domínio do gênero textual em estudo.

                 O trabalho com a sequência didática torna-se importante por contribuir para que os conhecimentos em fase de construção sejam consolidados e outras aquisições sejam possíveis, a partir do levantamento dos conhecimentos que os alunos já possuem sobre um determinado gênero textual a ser estudado em todas as suas dimensões.

                   Ao organizar a sequência didática, o professor poderá incluir atividades diversas como leitura, pesquisa individual ou coletiva, aula dialogada, produções textuais, aulas práticas, etc. Pois, a sequencia de atividades visa trabalhar um conteúdo específico, um tema ou um gênero textual da exploração inicial até a formação de um conceito, uma ideia, uma elaboração prática, uma produção escrita. A organização do trabalho didático por sequências didáticas constitui um diferencia pedagógico que colabora na no alcance dos objetivos propostos e conteúdos a serem trabalhados.

Ana Maria Klidzio
Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Colégio Estadual Athayde Pacheco Martins de Ubiretama

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